Plataforma Online Avaliação de Riscos interativo | OiRA

A segurança e a saúde nas micro e pequenas empresas

Uma avaliação dos riscos adequada é fundamental para garantir a saúde nos locais de trabalho. Porém, as avaliações de riscos podem revelar-se bastante problemáticas, em especial para as micro e pequenas empresas, que podem não ter os recursos ou o know-how em matéria de segurança e saúde no trabalho ocupacional para as realizarem de forma eficaz.

A plataforma Online Avaliação de Riscos interativo (OiRA) da EU-OSHA visa ajudar a superar estas dificuldades, constituindo a primeira iniciativa a nível da UE destinada a incentivar as micro e pequenas empresas europeias (sobretudo através dos Estados-Membros e parceiros sociais, ao nível da UE e nacional) a avaliarem os respetivos riscos.

A plataforma OiRA permite construir ferramentas em linha fáceis de utilizar e sem custos, que podem ajudar as micro e pequenas empresas a pôr em prática um processo faseado de avaliação de riscos, começando pela identificação e avaliação dos riscos no local de trabalho, passando pela decisão e a aplicação de medidas preventivas, e terminando no acompanhamento e na elaboração de relatórios. A plataforma OiRA é utilizada por parceiros sociais setoriais (organizações patronais e de trabalhadores) e pelas autoridades nacionais (ministérios, inspeções-gerais do trabalho, institutos de SST, etc.) para produzir ferramentas de avaliação de riscos setoriais direcionadas para as pequenas empresas.

http://www.oiraproject.eu/

29/08/2016

Fonte:União Europeia

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar