IV Conferência Internacional Liderança e Empreendedorismo

A (Não) Competitividade da União Europeia

A equipa Novo Rumo a Norte marcou presença na IV Conferência Internacional Liderança e Empreendedorismo, um evento organizado pela Fundação AEP sob o tema “A (Não) Competitividade da União Europeia”, que decorreu a 16 de fevereiro no Edifício de Serviços da AEP.

O evento visou dar resposta a questões como:
- Há ou não um decréscimo do desempenho económico da Europa?
- A que se deve a inexistência de ganhos significativos de produtividade? Será consequência direta dos problemas estruturais que a afetam?
- Será que a desaceleração da produtividade poderá, em boa parte, ser atribuída a uma maior dificuldade em quantificar os ganhos na nova era digital?
- Que modelo económico para a Europa? Quais as reformas macroeconómicas a tomar? O que poderão as empresas europeias fazer para inverter este ciclo?

No leque de reputados oradores de diferentes nacionalidades estiveram Jorge Vasconcellos e Sá (Professor Catedrático), Björn Weigel (Empresário Sueco e financiador de new ventures), Muriel Bouchet (Diretor da Idea Foundation | Luxembourg Chamber of Commerce), Peter Starbuck (Presidente da Peter Drucker London Society), Fredrik Erixon (Presidente do ECIPE – European Centre for International Political Economy, in Brussels) com moderação de Luís Valente de Oliveira (Professor Universitário).

Os participantes viram serem abordados em maior pormenor os factos sendo atribuídos números à não competitividade da Europa face aos EUA, as causas micro e macro – com destaque para a ligação das universidades às empresas, ao acesso a financiamento pelas empresas e à capacidade de retenção de talento –, as soluções micro e as reformas macroeconómicas imprescindíveis.

21/02/2017

Fonte:NRN

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar