Mentalidade de Risco não é Gestão de Risco

ISO 9001:2015

A Gestão de Risco é um processo que visa identificar, analisar e planear ações a fim de prevenir situações e potenciar oportunidades. Na Gestão do Risco são definidos requisitos para proteger, reduzir a probabilidade e garantir que o seu negócio recupera de incidentes disruptivos. A mentalidade de Risco, por sua vez, orienta o pensamento dos colaboradores para potenciais não conformidades e prevenir recorrências.

Mentalidade de Risco, de acordo com a ISO 9001:2015

A mentalidade de risco existia nas versões anteriores da norma, no entanto foi clarificada e o seu destaque foi aumentado na versão de 2015. A ISO deixa a mensagem clara que a mentalidade de risco é um dos fatores fundamentais para o sucesso da gestão da qualidade.

A principal diferença da mentalidade de risco para a gestão de risco é que a mentalidade é a criação de uma cultura de prevenção entre todos os colaboradores e não a criação de um processo descrito através de procedimentos.

Deste modo, para que possa ter uma cultura de risco na sua organização, não deverá estar exclusivamente focado em conceitos técnicos e deverá ter uma comunicação consistente para os colaboradores adotarem um pensamento baseado em riscos, em que estão sempre alerta para a possibilidade de algo não correr bem nas suas ações, de modo a prevenir incidentes. Deverá ainda ser acrescentada a atenção à melhoria contínua, fundamental em qualquer sistema de gestão da qualidade.

08/02/2017

Fonte:APCER

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar