Portal de informação turística

NOS

Portal de informação turística com base na rede de dados.
Informação ao serviço da gestão dos destinos.

A NOS lançou um serviço que tem por base o tratamento de dados de rede. O Portal de Informação Turística foi lançado com o propósito de dar a conhecer estatísticas, tendências e padrões que ajudam a descrever o setor do Turismo, tirando partido do conceito de Big Data. A informação que consta no novo portal foi selecionada a partir do tráfego da rede da Nos e processada com o propósito de gerar diferentes níveis de análise no que toca ao turismo nos mais de 300 municípios portugueses.

A Nos tira partido das conexões às redes móveis e fixas para recolher dados que têm em conta a provável origem dos turistas estrangeiros e os percursos que fazem quando estão em Portugal. «Toda a informação é sujeita a um processo de anonimização irreversível», informa João Ricardo Moreira, administrador da Nos Comunicações.

O setor do Turismo poderá não ser mais que a porta de entrada num novo negócio que tem por base a exploração comercial de informação recolhida pela rede da Nos. «Temos de facto o objetivo de trabalhar com tudo o que envolva as smart cities», explica João Ricardo Moreira.

O portal arranca sob a lógica do freemium: toda a informação está disponível sem qualquer custo – mas também estão previstas modalidades de acesso a dados mais refinados e detalhados, mediante o pagamento de um valor ainda por anunciar.

10/10/2017

Fonte:Exame Informática

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar