P3I – O Programa que quer colocar o Norte a exportar mais

AEP

O P3I tem como principal objetivo efetuar o diagnóstico e mapeamento de necessidades e análise de potencial de internacionalização das empresas da Região Norte, obtido através da elaboração de um estudo de caracterização do potencial da oferta das empresas situadas no Alto Minho, Cávado, Ave, Área Metropolitana do Porto, Alto Tâmega, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes.

Através deste diagnóstico, a AEP pretende agrupar as empresas da Região por diferentes estádios de internacionalização, identificar ações e mercados externos prioritários, de acordo com as diferentes tipologias de grupos, e implementar um plano com características e instrumentos distintos, ajustado a cada grupo, adaptando-se às diferentes necessidades e das empresas da Região.

Paralelamente será criada uma ferramenta de autodiagnóstico que consiste num instrumento interativo, capaz de gerar um diagnóstico da PME exportadora ou com potencial exportador, abrangendo sete áreas chave da empresa, com o objetivo de permitir a reflexão sobre a estratégia de internacionalização implementada ou a implementar pela PME.

No âmbito do desenvolvimento do Programa, a AEP pretende criar nas suas instalações um gabinete de apoio à internacionalização vocacionado para preparar as empresas da Região para a abordagem aos mercados externos e para a multiplicidade de operações associadas aos processos de internacionalização.

As empresas poderão, assim, receber aconselhamento especializado em matérias específicas, bem como ter acesso à rede externa de consultores internacionais da AEP, através de uma plataforma multimédia desenvolvida para o efeito mas com âmbito alargado como, por exemplo, a divulgação e promoção das empresas e produtos da Região.

Através deste gabinete as empresas poderão melhor preparar-se para encetar ou consolidar o seu processo de internacionalização.

Destaca-se, ainda, a organização de um roadshow de importadores dos mercados identificados no diagnóstico inicialmente efetuado, com o objetivo de dar a conhecer internacionalmente a oferta da Região.

20/04/2017

Fonte:AEP

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar