Renewables 2018 Global Status Report

Mais um ano extraordinário para as Energias Renováveis

A energia renovável contribuiu com 70% do acréscimo líquido para a capacidade de produção de energia electricidade em 2017, o maior aumento de capacidade de produção através de renováveis na história moderna, segundo o Relatório da Situação Global das Renováveis (Renewables 2018 Global Status Report) da REN21. No entanto os sectores do aquecimento, arrefecimento e transportes – que no seu conjunto representam quatro quintos da procura final de energia a nível global – continuam a apresentar um atraso em relação ao sector eléctrico.

A nova capacidade de energia solar fotovoltaica (PV) atingiu níveis record: O aumento de energia solar fotovoltaica foi superior a 29% relativamente a 2016, representando 98 GW. Foi adicionada mais capacidade de produção através de energia solar fotovoltaica do que o acréscimo líquido do carvão, gás natural e energia nuclear juntos. A energia eólica também contribuiu para o aumento de renováveis com 52 GW adicionados a nível global.

O investimento em nova capacidade de produção através de renováveis foi mais do dobro do valor líquido da capacidade adicionada através de combustíveis fósseis e energia nuclear combinados, apesar dos contínuos subsídios elevados para a produção através de combustíveis fosseis. Mais de dois terços do investimento em produção de energia em 2017 foi através de renováveis, graças ao aumento de competitividade do preço – e é expectável que a percentagem de renováveis no sector eléctrico continue apenas a aumentar.

O investimento em renováveis concentrou-se a nível regional: China e Estados Unidos da América contabilizaram aproximadamente 75% do investimento global em renováveis em 2017. No entanto, quando contabilizado por unidade do Produto Interno Bruto (PIB), as Ilhas Marshall, Ruanda, Ilhas Salomão, Guiné-Bissau e outros países em desenvolvimento estão a investir tanto ou mais em energias renováveis do que os países desenvolvidos e as economias emergentes.


Em ANEXO disponibilizamos uma apresentação REN21 GSR2018.



28/06/2018

Fonte:REN21

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar