RIS3 Norte de Portugal

Domínios de Especialização

A RIS3 consiste no estabelecimento de prioridades quanto aos domínios de Conhecimento (Investigação, Inovação e Atividade Económica) nos quais uma Região pode aspirar a distinguir-se, e que são potencialmente competitivos e geradores de novas oportunidades de mercado, num contexto global.


DOMÍNIOS PRIORITÁRIOS

Sistemas Agroambientais e Alimentação
Explorar novos produtos, através da articulação da base empresarial com competências científicas e tecnológicas existentes (Enologia, Engenharia, Biologia, Biotecnologia).

Indústrias da Mobilidade e Ambiente
Valorizar a base industrial associada ao fornecimento à indústria automóvel e de moldes, aumentando o respetivo valor acrescentado.

Recursos do Mar e Economia
Criação, expansão e fomento de atividades económicas associadas ao Mar.

Sistemas Avançados de Produção
Dinamizar os sistemas avançados de produção, com base no potencial das TIC, das tecnologias de produção e das nanotecnologias, promovendo a transferência de tecnologia.

Capital Humano e Serviços Especializados
Resposta à tendência internacional de nearshoring (transferência de processos de negócio e de projetos para empresas de países próximos) de operações de outsourcing.

Ciências da Vida e Saúde
Fomentar a atração de investimento e a criação de empresas que integrem e valorizem economicamente os recursos e o conhecimento científico produzido.

Cultura, Criação e Moda
Articulação das atividades culturais e criativas com a base empresarial da região.

Capital Simbólico Tecnologias e Serviços do Turismo
Valorizar economicamente os ativos únicos e intensivos em território da Região Norte e explorar a variedade relacionada com as indústrias criativas, as TICE e o agroalimentar.

Poderá consultar mais informações sobre os vários domínios de especialização da RIS3 da Região do Norte no ficheiro em anexo (páginas 20 a 27) e perceber se a sua ideia/projeto se integra nos mesmos.

Para ter acesso a todos os conteúdos desta plataforma sobre RIS3, clique aqui.


25/10/2017

Fonte:CCDR-N

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar