Relatório “Skills Strategy Implementation Guidance for Portugal: strengthening the adult-learning system”

OCDE

A OCDE publicou o relatório “Skills Strategy Implementation Guidance for Portugal: strengthening the adult-learning system” sobre a importância estratégica da aquisição e desenvolvimento de competências na formação dos adultos para a economia e a sociedade em Portugal.

A criação de competências é fundamental para o sucesso económico e o bem-estar social de Portugal.

À medida que a globalização e a digitalização estão a transformar a forma como as pessoas trabalham, como as sociedades funcionam e como os indivíduos interagem, Portugal precisa dotar toda a sua população de competências fortes para que possam beneficiar de novas oportunidades.

Portugal colocou a educação e as competências na linha da frente da agenda política durante muitos anos, mas mais de metade dos adultos não concluíram o ensino secundário superior. Com a população a envelhecer rapidamente e uma crescente divisão de competências entre gerações, Portugal precisa de reforçar ainda mais o seu sistema de educação de adultos.

Para que a mudança aconteça, Portugal precisará de uma visão clara do sistema de educação de adultos e de uma forte parceria entre todos os intervenientes - todos os níveis de governo, instituições de ensino e formação, empregadores, sindicatos, setor sem fins lucrativos e aprendentes.

Este relatório descreve áreas onde a acessibilidade, flexibilidade e qualidade do sistema de aprendizagem de adultos podem ser melhoradas, onde a governança e os mecanismos de financiamento podem ser fortalecidos e fornece exemplos de boas práticas internacionais e nacionais para ajudar a alcançar esses objetivos. O relatório fornece uma série de ações concretas para ajudar Portugal a melhorar o sistema de educação de adultos e, por sua vez, aumentar o crescimento económico e a coesão social.


Ver Publicações



25/07/2018

Fonte:https://www.sgeconomia.gov.pt

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar