Especificação Técnica DNP TS 4546

Sistema de Reconhecimento da Qualidade do Serviço das PME do Comércio e Serviços

O presente Modelo aplica-se às actividades dos sectores do Comércio e Serviços, exercidas em diferentes estabelecimentos, independentemente da natureza dos bens e serviços comercializados.

Modelo do sistema de reconhecimento
O modelo do sistema de reconhecimento da qualidade do serviço é um referencial que se baseia nos princípios genéricos de melhoria contínua dos serviços, estabelecendo um conjunto de requisitos básicos de melhoria das práticas operacionais e de gestão das empresas destinatárias, já referidas.

Sendo uma ferramenta de melhoria, recomenda-se que o modelo seja utilizado de forma flexível, mas respeitando sempre os princípios fundamentais das suas linhas de orientação e a sua estrutura básica, a saber:

Módulo 1 - qualidade dos bens e serviços;
Módulo 2 - gestão;
Módulo 3 - comunicação externa;
Módulo 4 - segurança e saúde;
Módulo 5 - ambiente;
Módulo 6 - responsabilidade social.

A avaliação do modelo do Sistema de Reconhecimento qualifica as PME do comércio e Serviços em três níveis de qualificação: Nível de Excelência, Nível Superior ou Nível Avançado.

Com uma organização modular e utilização flexível, o DNP TS 4546 - Sistema de Reconhecimento da Qualidade do Serviço das Pequenas e Médias Empresas do Comércio e Serviços, permite assim diversas opções na obtenção do reconhecimento de qualidade, e uma abordagem faseada e cumulativa nos módulos, e que sendo de fácil aplicação e pouco burocrático, a sua implementação permite às PME dos setores do Comércio e Serviços avançar para uma certificação pela Norma ISO 9001.


A implementação do referencial DNP TS 4546 - Sistema de Reconhecimento da Qualidade do Serviço das Pequenas e Médias Empresas do Comércio e Serviços apoia as PME na elevação dos níveis de desempenho mediante a adoção de procedimentos e boas práticas de fomento à melhoria do serviço prestado, na melhoria dos métodos de gestão e organização, otimizando recursos e elevando índices de produtividade, bem como estimula a imagem da Empresa junto das partes interessadas (Clientes, Fornecedores, Comunidade, Estado,...) potenciando a sua credibilidade e confiança.



Como poderão as empresas aderir a este Sistema?
As empresas interessadas em implementar o Modelo deverão adquirir a DNP TS 4546 junto do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e contactar a CCP de forma a serem disponibilizados gratuitamente um conjunto de manuais modulares que auxiliem o empresário na sua aplicação.

Para mais informações contactar:
Sandra Pina (sandrapina@ccp.pt) ou Ana Mendes (ana.mendes@ccp.pt)


01/12/2017

Fonte:http://www.ccp.pt

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