Anuários Estatísticos Regionais

Informação estatística à escala regional e municipal - 2017

O INE publica os Anuários Estatísticos Regionais, disponibilizando um conjunto vasto de informação estatística à escala regional e municipal, de apoio à leitura de trajetórias de desenvolvimento e ao estudo de problemáticas de base territorial.

Dos temas alvo de análise em 2017 salienta-se:

- Na População, num contexto de ligeiro abrandamento da diminuição da população residente no país, verificou-se um aumento dos municípios com crescimento populacional (41 em 2016 e 46 em 2017), salientando-se a interrupção de tendência negativa no município do Porto (+0,22%) e a consolidação do crescimento em Lisboa (+0,22%) iniciada em 2016, em ambos os casos por via da componente migratória.

- No Comércio internacional, tendo com referência a sede do operador, 19 das 25 NUTS III do país apresentaram taxas de cobertura acima dos 100%, evidenciando-se um contínuo com valores mais elevados no Norte – Tâmega e Sousa, Ave e Cávado – e no Alentejo – Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Alentejo Central – representando cerca de 19% do valor das exportações nacionais.

- Na Construção e habitação, verificaram-se preços de vendas de alojamentos acima do valor do país nas sub-regiões Algarve, Área Metropolitana de Lisboa e Região Autónoma da Madeira; estas NUTS III e a Área Metropolitana do Porto, registaram também valores de novos contratos de arrendamento superiores ao valor nacional.

- Na Administração regional e local, em 89 dos 308 municípios, a receita própria representou mais de 50% da receita total das operações não financeiras, destacando com valores mais elevados os municípios de Lisboa e Albufeira.


21/12/2018

Fonte:INE

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar