Ecossistema português cresce duas vezes mais que a média europeia

SEP Monitor Report

Mind the Bridge e Beta-i, sob a iniciativa da Startup Europe Partnership (SEP), apresentaram as primeiras conclusões do “SEP Monitor Report“, um relatório que analisa o ecossistema de start-up portuguesas .

“Portugal Rising” foi o título do último “SEP Monitor”, apresentado no final de 2015, e um ano e meio depois, podemos dizer que estava certo, já que Portugal está a crescer duas vezes mais rápido que a média europeia.
Portugal registou 67 scale-ups, com 350 milhões de dólares de capital garantido
. Só em Lisboa foram 221 milhões de dólares de aumento de capital, com 27 scale-ups.

“Das 17 empresas portuguesas de TIC que nasceram desde 2010, 65% foram nos últimos dois anos. Em termos absolutos, Portugal ocupa o 15º lugar no ranking dos ecossistemas de scale-ups europeias. Ao olharmos para o cenário português, precisamos considerar que, além da economia portuguesa não ser tão forte, o ecossistema é bastante jovem.”, sublinhou Alberto Onetti, presidente da Mind the Bridge e Coordenador da Startup Europe Partnership.

A principal ideia a retirar é que o ecossistema empreendedor português cresce o dobro da média europeia. “No ano passado, mais de 130 milhões de dólares de novos financiamentos foram assegurados, 40% do total de financiamento gerado entre 2010 e 2016”, estabelece este documento.

Ricardo Marvão, cofundador e chefe de projetos globais da Beta-i, acrescentou: “é interessante notar que os investidores internacionais estão a desempenhar um papel central na ampliação do ecossistema português. Eventos internacionais como a Web Summit, o Lisbon Investment Summit e o Scaleup Porto têm sido incrivelmente importantes no avanço português “.

Outro aspecto positivo é que as scale-ups portuguesas se têm mantido no ativo. Não foram registados casos de “mortalidade precoce” em Portugal (após 2013 não há registo de scale-ups que tenham acabado o negócio).




Autentique-se aceda à publicação Portugal Rising | SEP Monitor Report.

14/06/2017

Fonte:i9 Magazine

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar