PME Connect

Internacionalização

Programa "PME Connect" vai apoiar pelo menos 100 empresas portuguesas na internacionalização.

O PME Connect pretende impulsionar a internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) com a ajuda dos Grupos Fortemente Internacionalizados (GFI).

A ideia é criar cinco grupos de trabalho, abrangendo as áreas do
- retalho,
- energia,
- turismo,
- IT e defesa e
- construção,
onde uma grande empresa faz mentoring a 10 PME.

Um inquérito realizado às empresas pela AIP concluiu que os principais desafios da internacionalização dizem respeito à identificação de parceiros e à captação de clientes. Para tentar resolver o problema, com o apoio da Ordem dos Economistas e da Casa América Latina, a AIP criou este programa de cooperação que une a Sonae (retalho), a EDP (energia), o Grupo Pestana (turismo), a Mota-Engil (construção) e a Tekever (IT e defesa) a um grupo de 50 PME.

Os dados apontam para que já sejam mais de 46 mil empresas portuguesas a exportar para mercados internacionais. Contudo, quase 80% só exportam para um mercado e 85% têm um volume de negócios internacionais inferior a dois milhões de euros.

Os números de 2017 apontam para que 42% do PIB tenha sido gerado a partir de exportações. Apesar deste número ter crescido consideravelmente nos últimos anos, o ministro da economia aponta como meta para 2020 uma representatividade na ordem dos 50%.


28/05/2018

Fonte:AICEP

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar