Estudo ´Next Generation Survey 2018´

Deloitte

As empresas familiares precisam de se posicionar e definir as suas estratégias num cenário inovador e em constante mudança, preservando a sua identidade como empresa e a sua coesão familiar. O digital e a comunicação em tempo real representam novas formas de criação de valor para estas empresas, através de redes de contacto e da colaboração entre diferentes intervenientes.

Este estudo global, conduzido em 52 países, analisa a perspetiva das empresas familiares relativamente ao seu contexto envolvente, focando-se nos desafios digitais e de inovação que irão impactar as gerações que as compõem, num futuro próximo.

A nível global, as principais conclusões são:
- 56% dos líderes da próxima geração das empresas familiares considera que o seu contexto envolvente é uma oportunidade de alavancar o negócio e expandir a empresa. Para 50%, o contexto envolvente é uma oportunidade de aprimorar os seus recursos de inovação
- 61% das empresas familiares têm uma estratégia digital definida (embora, em alguns casos, seja recente)
- A próxima geração de líderes das empresas familiares tem o desafio de educar os seus familiares para o potencial da transformação digital


Em Portugal, destacam-se as seguintes conclusões:
- 62% dos inquiridos considera o contexto envolvente como uma oportunidade de crescimento do seu negócio. Da mesma forma, 81% considera o contexto envolvente como uma boa oportunidade para a inovação
- 69% não acredita que a sua família vá perder o controlo do negócio devido ao contexto envolvente
- 54% das empresas familiares, em Portugal, têm uma estratégia digital definida
- Apenas 30% dos membros da família ativos nas empresas familiares estão conscientes do potencial da transformação digital

18/07/2018

Fonte:Deloitte

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar