O que são Normas e para que servem

APCER

Uma norma é um documento de referência aprovado por uma entidade competente para o efeito, como é o caso da International Organization for Standardization (ISO). As normas definem requisitos, especificações, diretrizes ou características que podem ser usadas de forma consistente para garantir que materiais, produtos, processos e serviços sejam adequados para seu propósito.

Ou seja, são as normas que definem que determinado brinquedo é apropriado para crianças de certa idade, ou que um dado equipamento eletrónico pode ser comercializado na Comunidade Europeia, ou ainda que determinada fábrica opera tendo em conta o seu desempenho ambiental.

Normas que podem ser utlizadas pelas organizações:
ISO 9001
um sistema de gestão da qualidade promove a satisfação do cliente e evita o produto ou serviço não conforme;

ISO 14001
Um sistema de gestão ambiental conduz à redução de acidentes ambientais e Redução de custos através da melhoria da eficiência dos processos.

OHSAS 18001 / NP 4397
Um sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho tem como principal benefício a redução de acidentes de trabalho e doenças profissionais, bem como a satisfação e motivação dos colaboradores.

ISO 22000
um sistema de gestão da segurança alimentar que aumenta a confiança dos clientes e consumidores, pela adoção de padrões elevados de conformidade alimentar.

ISO 50001
um sistema de gestão de energia promove a eficiência energética na organização.

ISO 27001
um sistema de gestão de segurança da informação promove a confidencialidade e integridade da informação, garantido a continuidade do negócio.


Vantagens da adoção de normas
O principal objetivo da normalização é a uniformização de requisitos e critérios para determinado âmbito, seja um sistema de gestão ou um produto concreto.
Assim, a maior vantagem na adoção de normas é adoção de boas práticas na área em causa.
As normas são ferramentas importantes para a inovação e o aumento da produtividade. Promovem o sucesso das organizações e facilitam o dia-a-dia de todos nós enquanto consumidores, tornando as nossas vidas mais seguras e saudáveis.

17/01/2017

Fonte:APCER

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar