Circular OCEAN

Os benefícios de menos lixo marinho

O lixo marinho é um problema enorme para os países da região do Ártico e da periferia setentrional. Na procura de soluções inovadoras e sustentáveis para os resíduos de plástico marinhos, o projeto Circular Ocean visa inspirar empresas e empreendedores a materializarem as oportunidades escondidas de redes e cordas de pesca descartadas.

O Circular Ocean promove a «economia verde», encontrando soluções para a reutilização de resíduos, estimulando a ecoinovação, criando empresas eficientes e responsáveis a nível ambiental e reduzindo os níveis de lixo marinho.

Para que tal aconteça, o projeto está a testar a versão-piloto de diversos novos usos para redes e cordas de pesca velhas, tais como betão armado ou outros materiais de construção como tijoleira e isolamento de telhados. O projeto também está a experimentar o uso de redes de pesca como material para remover poluentes da água.

Uma das principais inovações do projeto consiste no estabelecimento de uma rede transnacional de peritos que deve resultar no desenvolvimento de um «Conjunto de Empresas Verdes», dirigido aos interessados que possam beneficiar deste conhecimento inovador.

A Circular Ocean Open Innovation Competition está para breve!

31/03/2017

Fonte:União Europeia

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar