O Conceito de Reindustrialização, Indústria 4.0 e Política Industrial para o Século XXI – O Caso Português

Produzido pelo Conselho da Indústria Portuguesa da CIP

“O Conceito de Reindustrialização, Indústria 4.0 e Política Industrial para o Século XXI – O Caso Português” foi elaborado por nove Grupos de Trabalho, a saber:

GT1 – Reindustrialização e Política Industrial;
GT2 – Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação: Ligações Universidade/Empresas;
GT3 – Internacionalização das PME’s;
GT4 – A Mobilidade Elétrica e a Indústria Portuguesa;
GT5 – Promoção Externa de Portugal, o IDE e os Fatores de Atratividade do País;
GT6 – Infraestruturas Portuárias e Ferroviárias;
GT7 – Financiamento às Empresas;
GT8 – O Empreendedorismo;
GT9 – A Fiscalidade e a Competitividade Empresarial.

Neste documento são equacionados, para a realidade portuguesa, a reindustrialização, a política industrial e o conceito de Indústria 4.0. Em síntese, pretende-se alertar para a necessidade dum verdadeiro “Compromisso Nacional para a Reindustrialização e Competitividade”, única forma de criar riqueza e empregos de qualidade, sustentáveis no tempo, que reforce e diversifique a oferta do nosso País de bens e serviços transacionáveis.

Com este trabalho, CIP fica dotada duma reflexão estratégica sobre os caminhos a traçar para o desenvolvimento da Indústria Portuguesa em sentido lato – bens e serviços transacionáveis – no contexto duma pequena economia aberta integrada na Zona Euro e sujeita à pressão concorrencial da globalização do Século XXI.

30/11/2017

Fonte:CIP

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar