Science, Technology and Industry Outlook 2018

OCDE

Esta edição analisa as oportunidades e desafios relacionados com o acesso a dados, os impactos da inteligência artificial na ciência e na indústria e a influência da digitalização na investigação e na inovação.

Segundo as conclusões do Outlook, os principais desafios das políticas de ciência e inovação são:
- a qualidade dos dados,
- a interoperabilidade,
- o financiamento,
- a regulamentação,
- as competências digitais e
- o acesso aos dados.


Segundo a OCDE, o acesso aberto a dados resultantes da investigação financiada com fundos públicos, permite a utilização desses dados por mais investigadores, viabiliza a replicação de resultados científicos noutros contextos, promove a inovação por parte das empresas, permitindo uma aceleração da inovação de produto ou serviços, sendo, a base para inovações suportadas em Inteligência Artificial.

O relatório discute, ainda, as lacunas das atuais medidas políticas, e o papel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na remodelação das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), bem como a necessidade de serem criadas abordagens mais flexíveis e ágeis para a definição dessas políticas e para uma melhor governança da tecnologia.

19/11/2018

Fonte:GEE

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar