Fundo NOS 5G

10 milhões de euros para investir em em 5G

O Fundo NOS 5G é um fundo de capital de risco, com capital inicial de 10 milhões de euros, que representa um pilar relevante da estratégia de liderança da NOS no 5G. O Fundo visa a dinamização do ecossistema de startups de base nacional com tecnologias suscetíveis de tirarem partido e exponenciarem as potencialidades tecnológicas do 5G. Para o efeito, a NOS estabeleceu uma parceria estratégica com a Armilar Venture Partners, entidade gestora do Fundo NOS 5G, um player de referência na área de Venture Capital em Portugal, com uma network e footprint verdadeiramente globais.

O Fundo visa investir ativamente em startups que possuam tecnologias e modelos de negócio que sejam potenciados e alavanquem a tecnologia 5G, seja a montante, no core da rede ou a jusante, sob a forma de produtos a clientes finais.

O 5G será o epicentro da sociedade digital, da economia e da vida quotidiana e permitirá novos paradigmas futuros da Internet of Services, onde dispositivos, terminais, máquinas e robôs se tornarão ferramentas inovadoras que, simultaneamente, produzirão e farão uso de aplicativos, serviços e dados. Incluem-se assim no portfolio de tecnologias potenciais a serem alvo de investimento pelo Fundo NOS 5G as seguintes (não exaustiva):

- Network Technology
- Internet of Things
- Data & Analytics
- Cloud Computing
- Augmented/Virtual Reality
- Cyber Security

O Fundo NOS 5G visa investir predominantemente em empresas em fase early stage, com operações em Portugal e que possuam um produto tecnologicamente inovador com elevado potencial de escalabilidade a nível global. O Fundo privilegiará o investimento em empresas com tecnologia proprietária sustentada em Investigação e Desenvolvimento e Propriedade Intelectual.

O Fundo NOS 5G possui uma tese de investimento que alia, de uma forma singular, uma experiência muito consolidada e especializada de investimento em startups tecnológicas de base nacional e internacional com o potencial de acesso privilegiado à tecnologia, negócios e rede de parceiros globais da NOS, o maior grupo de telecomunicações e entretenimento em Portugal.

O Fundo NOS 5G pretende investir em empresas nas quais a NOS possa ser um enabler relevante para testar, desenvolver e alavancar comercialmente a tecnologia e produto, tirando partido da cultura de empreendedorismo, inovação e da agilidade dos processos de negócio da NOS.

Adicionalmente, a parceria com a Armilar irá possibilitar um contacto próximo com o ecossistema de venture capital e assegurar um acompanhamento das empresas investidas durante os diferentes estágios de crescimento e investimento.

Para submeter uma proposta de investimento para avaliação deverá enviar um pitch deck para o email: fundo.nos5g@nos.pt considerando informações sobre os seguintes tópicos:

- Histórico da empresa e da equipa de gestão
- Problema/oportunidade a endereçar
- Solução para o problema identificado (especificar relação com 5G)
- Comparação com soluções concorrentes disponíveis
- Estágio de desenvolvimento atual (protótipo, minimum viable product, produto estabilizado) e roadmap de desenvolvimento
- Estimativa do mercado potencial e projeções de vendas (de alto nível) para um período de 3 a 5 anos
- Necessidades de investimento nos próximos 6-12 meses.


29/07/2020

Fonte:NOS

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar