Balanço de uma Empresa

Saiba quanto vendem os seus Clientes e Concorrentes

O balanço de uma empresa está intimamente ligado à possibilidade de sucesso relacionada com os seus clientes ou concorrentes. Conhecer este balanço irá oferecer diversas informações sobre o seu negócio, tanto aos seus colaboradores como a potenciais clientes.

Desta forma, manter o seu balanço positivo é essencial, mas, mais importante, é conhecer esse balanço. Caso não entenda, ao certo, o porquê da necessidade de conhecer esta informação, descubra um pouco mais com a leitura deste artigo.

Balanço de uma empresa: o que precisa saber?

Antes de entender, ao certo, o contexto prático do balanço de uma empresa, necessita saber em que consiste e quais os termos diretamente interligados. Para começar, temos o termo balanço, que é conhecido por ser a principal demonstração financeira da sua empresa. Este é o relatório que permite mostrar como se encontra o património de um negócio (activo, divida e capital próprio) que deve ser realizado no final do ano, para acompanhar o percurso do ano que terminou.

Este relatório divide-se em três categorias fundamentais: o Activo, Passivo e Capital Próprio, existindo uma relação fundamental:
Activo = Passivo + Capital Próprio

O Activo inclui tudo o que a empresa possui em termos de dinheiro em numerário disponível, depósitos bancários, créditos sobre clientes, stocks, instalações, equipamentos, etc. O Passivo é constituído p.e. por fundos obtidos externamente pela empresa, como empréstimos, pagamentos de fornecedores e pagamentos ao estado. O Capital Próprio representa o valor do investimento efectuado pelos proprietários, ou seja, o capital pertencente aos sócios, as reservas e o resultado líquido do ano.

O Balanço irá mostrar-lhe se conseguiu atingir os objetivos a que se propôs e irá ajudá-lo a criar novos objetivos para o ano seguinte. É um documento de caracter obrigatório.

Intimamente ligado ao balanço, encontra-se o balancete - base da constituição do balanço, um documento importante para conhecer o estado geral da sua empresa. Este pode ser feito diariamente, semanalmente, mensalmente ou quando lhe for conveniente, de modo a colocar as despesas e ganhos num plano. Dessa forma, torna-se possível ir acompanhando o desenvolvimento da sua empresa; esta é uma excelente forma de manter as suas contas atualizadas.

Relacionado a estes dois termos, temos a demonstração de resultados. Esta demonstração é obrigatória e de grande importância para as empresas. Esta é a análise que permite a tomada de decisões de forma estratégica.



O balanço de uma empresa e a tomada de decisão

Saber quanto vende e quanto gasta uma empresa, assim como o balanço final, é essencial por diversas razões e para diversos fins. Por exemplo, se for uma empresa com a qual quer colaborar, este dado pode oferecer-lhe razões para colaborar ou não. Se comparar o balanço de uma empresa de dois ou três anos e esse descer gradualmente, pode significar que uma parceria não seria a melhor escolha.

Esses dados também afetam a tomada de decisão quanto aos clientes, pois um balanço mais baixo pode implicar menos investimentos a nível de prospeção. Por exemplo, uma empresa com um balanço negativo, terá menos possibilidade de investir em marketing e, consequentemente, alcançará um público mais restrito.

Caso necessite destes dados, pode obtê-los em sites como por exemplo, InfotrustGO, uma plataforma tecnológica digital e uma das maiores fontes de informação empresarial e de risco em Portugal, disponibilizando de forma simples e inovadora relatórios de empresas Portuguesas.

O balanço de uma empresa é um dado que deve ser tido em conta e no qual a sua empresa deve trabalhar. Com um bom balanço, o seu negócio pode melhorar.




27/02/2018

Fonte:InfotrustGO

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar