Produção Industrial - 2015

INE, edição 2016

O INE divulga as estatísticas da produção industrial 2015.

Em 2015, o total das vendas de produtos e prestação de serviços na indústria (divisões 10 a 33, 35 e 38 da CAE Rev.3) alcançou 77,3 mil milhões de euros, registando uma taxa de crescimento nominal de 1,6% face a 2014 (+1,2 em pontos percentuais (p.p.)). Este resultado foi influenciado positivamente pelos acréscimos nas divisões que englobam as indústrias de Fabricação de veículos automóveis, reboques, semi-reboques, e componentes para veículos automóveis, de Fabricação de produtos metálicos, exceto máquinas e equipamentos e pela Fabricação de artigos de borracha e de matérias plásticas. Por outro lado, registou-se uma diminuição acentuada do valor da produção da divisão Fabricação de produtos petrolíferos refinados, em consequência da descida do preço destes produtos nos mercados internacionais. Excluindo esta divisão, a variação nominal da produção das restantes atividades industriais atingiria 3,3%.

Em termos de mercados, a divisão das Indústrias alimentares continua naturalmente a destacar-se com o maior volume de vendas de produtos para o mercado nacional (21,9% da quota de mercado), enquanto a divisão de veículos automóveis, e seus componentes manteve a quota mais significativa para o mercado intra -UE (18,3%). No mercado extra-UE a divisão das Indústrias de produtos petrolíferos e refinados (quota de 15,2%) foi a mais relevante.

O produto Gasóleos e marine diesel destacou-se no grupo de produtos com maior importância no valor das vendas da produção industrial, atingindo perto de 4 mil milhões de euros de vendas em 2015, enquanto o segundo produto com vendas mais elevadas (eletricidade térmica convencional) observou aproximadamente 2 mil milhões de euros. Estes produtos registaram taxas de variação de sentido contrário (-8,8% e +10,1%, respetivamente).


Esta publicação do INE está disponível nesta plataforma para os utilizadores registados.

22/11/2016

Fonte:INE

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar