Painel de Avaliação da Propriedade Intelectual das PME 2016

The Intellectual Property SME Scoreboard 2016

O Painel de Avaliação das PME da Propriedade Intelectual de 2016 examina em maior pormenor o uso que as pequenas e médias empresas (PME) fazem dos direitos de propriedade Intelectual (DPI), por que fazem ou não registram os seus direitos, bem como os problemas encontrados pelas PME que registram os seus DPI.

O estudo mostra que a grande maioria das empresas que optaram por registrar seus DPI relatam efeitos positivos, como maior reputação ou melhor imagem de confiabilidade, fortalecimento das perspetivas de negócios de longo prazo e aumento do volume de negócios.

Alguns factos:
- A maioria das PME que registaram um DPI acreditava ter um impacto «muito positivo» (13%) ou «positivo» (47%) nos seus negócios; 36% declararam não ter impacto.
- As principais razões que motivam as PME a registar um DPI são impedir a cópia, obter maior segurança jurídica e aumentar o seu valor e melhorar a sua imagem.
- As principais razões para não registar um DPI são que as PME não consideram os seus ativos intelectuais suficientemente inovadores, não têm conhecimento e não veem benefícios no registo ou não cumprem os requisitos para o fazer.
- No total, 31% das PME que utilizam os direitos de propriedade intelectual sofreram com infrações aos DPI, das quais as microempresas sentem o impacto negativo mais do que as PME de maior dimensão.
- 12% das PME que sofreram infração não tomam quaisquer medidas contra a infração e 43% optam por negociações bilaterais, seguidas por 33% que iniciam procedimentos judiciais.
- Três grandes áreas são indicadas pelas PME que não tomam medidas para proteger a sua inovação quando perguntadas sobre o motivo da falta de proteção: falta de conhecimento / informação, procedimentos de registo complexos e dispendiosos e procedimentos judiciais complexos e dispendiosos em casos de infração de DPI.


Esta publicação está disponível nesta plataforma, autentique-se.

09/02/2017

Fonte:EUIPO

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar