Microempresas conquistam liderança nas exportações

Em 2016, as exportações foram responsáveis por 80% do crescimento da economia portuguesa, quando, há duas décadas, o motor do crescimento era a procura interna. E são as microempresas que estão a vender ao estrangeiro.

O padrão de crescimento da economia portuguesa mudou de forma significativa nos últimos 20 anos, passando de um motor movido pela procura interna para outro, assente nas exportações, num movimento que tem por base a atividade das microempresas.

s pequenas e médias empresas (PME) perderam peso nas exportações nacionais durante as últimas duas décadas, decrescendo substancialmente de um valor conjunto de quase 62%, para 12,9%. Esta análise da Iberinform reforça ainda que, hoje, são as microempresas que suportam o novo modelo de crescimento da economia portuguesa, assente nas exportações. Em 2015, estas empresas representaram quase 87% do total das exportadoras nacionais, quando há duas décadas se ficavam pelos 37%.

27/06/2017

Fonte:Jornal Económico

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar