PORTUGAL SPACE SUMMER SCHOOL

Exploring the World using Space!

A Portugal Space Summer School é uma escola de Verão dedicada a cativar estudantes, investigadores/as e empreendedores/as para explorar a economia do espaço.

Esta edição decorre durante 4 dias, entre 8 e 11 de Setembro de 2020, em modo remoto, com um programa de actividades diversificado, que combina a partilha de conhecimento, o contacto com pessoas, entidades e empresas ligadas ao espaço; desafios para gerar ideias de negócio; experiências, brindes e prémios!

Tudo isto num ambiente estimulante e com boa disposição. São 4 dias cheios de espaço!

Destinado a:
Estudantes do Ensino Superior, investigadores/as de entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e jovens empreendedores/as, com interesse em explorar o potencial do espaço para criar negócio.

Procura-se pessoas com motivação e curiosidade para conhecer e propor ideias sobre como o Espaço pode melhorar o nosso dia-a-dia, criando serviços ou produtos inovadores que incorporem activos espaciais*!

Atividades Incluídas:
- Talks temáticas
- Desafios e concurso para a criação de modelos de negócio que usem activos espaciais
- Mentoring
- Pitch
- Networking com as pessoas e instituições-chave do sector espacial
- Envolvimento com a rede nacional de incubadoras que colaboram no programa de incubação ESA BIC Portugal

Condições de participação:
- Ser estudante do Ensino Superior Universitário ou
- Ser investigador/a de instituição do SCTN ou
- Ser empreendedor/a.
- Ter mais de 18 anos e
- Efectuar a inscrição em prazo.

As inscrições são ordenadas por ordem de recepção. Todas as pessoas que cumpram as condições de participação até ao limite máximo de participantes terão a sua inscrição confirmada, através de email enviado pela organização, até ao dia 4 de Setembro de 2020.

Como participar:
A inscrição é individual e tem de ser feita dentro do prazo previsto no calendário – entre 1 de Julho e 31 de Agosto de 2020, utilizando o formulário acessível aqui.

A participação está condicionada a um mínimo de 16; caso não se verifique o número mínimo de inscritos, a organização reserva-se o direito de cancelar o evento.

*A ESA-Agência Espacial Europeia divide os activos espaciais nas seguintes áreas:

Observação da Terra
Exploração Humana e Robótica
Transporte Espacial
Navegação
Ciência Espacial
Engenharia e Tecnologia Espacial
Operações
Telecomunicações e Aplicações Integradas
Para saber mais sobre a categorização dos vários activos espaciais, podes visitar ESA – Our Activities.

Os activos espaciais são equipamentos que são ou podem ser colocados no espaço (por exemplo, um satélite ou um lançador), ou equipamentos terrestres que apoiam directamente a actividade no espaço (por exemplo, uma ground station), incluindo todas as tecnologias, arquitecturas, software, técnicas, ferramentas, sistemas, hardware, modelos, componentes, materiais, etc desenvolvidos para integrar esses equipamentos.
Também são activos espaciais os dados e imagens provenientes de satélites de observação da Terra – Earth Observation, de satélites que fornecem informação de posicionamento e tempo e de satélites de navegação e de comunicação. Podes saber mais sobre o COPERNICOS que é o programa Europeu de Observação da Terra em www.copernicus.eu e sobre o GALILEO que é o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) em www.gsa.europa.eu.


12/08/2020

Fonte:IPN

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar