Sinapp

Aplicação de Paços de Ferreira no Govtech para combater incêndios

Um empreendedor da região participa no concurso governamental Govtech com uma aplicação para sinalizar incêndios através do telemóvel, propondo-a como como um facilitador do envio de informação fidedigna sobre a localização da ocorrência.

A aplicação, chamada Sinapp, permite que qualquer pessoa informe a Proteção Civil do avistamento de incêndios florestais em apenas três passos, recolhendo dados dos sensores dos telemóveis que são impossíveis de transmitir telefonicamente às linhas de emergência 112 e 117, nomeadamente as coordenadas geográficas do utente, o azimute (orientação em relação a Norte) e a fotografia do incêndio.

O objectivo é fazer chegar esses dados à Proteção Civil, por Internet ou por MMS, onde podem ser usados para calcular a localização do incêndio pelo processo de triangulação. A Proteção Civil já utiliza essa técnica com as torres de vigia, cruzando múltiplas observações para confirmar e localizar ocorrências. O Sinapp propõe-se como mais uma fonte de vectores para triangulação, com a vantagem de que podem ser recolhidos por qualquer cidadão.


A facilitação do envolvimento da sociedade civil no combate aos incêndios é aliás um dos objectivos do projecto. A vir a ser adoptado pela Protecção Civil, o Sinapp estará disponível todo o ano (ao contrário das torres de vigia, por exemplo) com custos de operação marginais.

O empreendedor, em actividade em Paços de Ferreira há vários anos, aponta a simplicidade e exequibilidade como a principal vantagem do Sinapp em relação a outros projectos no Govtech. Mas identifica outras áreas do serviço público que podem beneficiar da mesma base tecnológica para reforçar a participação cívica, beneficiando simultaneamente autoridades e cidadãos.

O projecto está detalhado em https://ucerne.com/sinapp, incluindo um vídeo promocional e um protótipo que pode ser executado directamente da Internet.

Quem quiser apoiar esse ou outros projectos encontra na referida página um guia e um vídeo de como votar no Govtech, que decorre até 15 de Setembro.

31/07/2018

Fonte:SINAPP

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar