Hunting dragons, rabbits and unicorns

Com Vitaly Golomb

A equipa Novo Rumo a Norte esteve presente na primeira We’biz Talk organizada pela ANJE na sua sede nacional.

“Hunting dragons, rabbits and unicorns” foi o tema que Vitaly Golomb trouxe para discussão.
O gestor da HP Tech Ventures, mentor, investidor e evangelista global de startups dinamizou a sessão com vista à partilha de conhecimento relevante, experiências e insights preciosos para o público presente.

A plateia concordou que o empreendedorismo é difícil e requer muito esforço e tempo até ser atingido o break-even sendo a vida de uma startup marcada por grande instabilidade. Aliás, Steve Blank disse que “uma Startup é uma experimentação no processo de busca de um modelo de negócio”. Perante isto, a conversa centrou-se em dicas para que a probabilidade de sucesso fosse incrementada focando bastante na tecnologia. Então, os presentes viram serem-lhes apresentados os vários intervenientes num cluster de inovação: empreendedores, venture capitalists, grandes empresas, centros de inovação, investidores estratégicos, potenciais compradores, universidades, governo, gestores e trabalhadores. Reunindo todos estes players com o mindset certo, estaremos no bom caminho para a criação do Silicon Valley português podendo as empresas nele presentes desfrutar de um aumento de produtividade e caminhar num sentido cada vez mais inovador. Claro está que isto é tão difícil quanto parece e podemos fracassar pelo caminho pelo que, ainda urgente, é mudar a mentalidade dos portugueses e começar a encarar o fracasso com mais naturalidade desfrutando das aprendizagens que isso nos traz. Golomb deixou duas sugestões principais a quem tem ou ambiciona ter uma empresa: seja muito cuidadoso na gestão do seu tempo, contrate lentamente e despeça rápido, ou seja, rodeie-se apenas dos melhores.

Aqueles que estiveram presentes viram ainda serem-lhe recomendados os estados para os quais devem internacionalizar consoante o tipo de ideia de negócio, discutiram a revolução tecnológica que estamos a ultrapassar e tiveram oportunidades de colocar questões aos orador. Vitaly defende que daqui a 10 anos a tecnologia terá mudado tudo que conhecemos e, espelho disso, são as áreas mais procuradas pela HP sendo elas a hiper mobilidade, a internet de todas as coisas, as máquinas inteligentes e a transformação 3D. Se tem uma ideia de negócio nesta área sugerimos que contacte o orador cujos contatos podem ser obtidos em www.golomb.net.

Se não esteve presente mas quiser aceder à apresentação utilizada por Vitaly Golomb aceda a www.golomb.net/porto.

03/11/2016

Fonte:NRN

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar