Cabo Verde

Mercado

Pequeno Estado insular constituído por um arquipélago de dez ilhas, Cabo Verde beneficia do facto de se situar geograficamente no centro das importantes rotas comerciais que ligam a África e a Europa aos mercados da América do Sul e da América do Norte A economia cabo-verdiana assenta, sobretudo, no sector dos serviços, com o comércio, os transportes, o turismo e os serviços públicos a representar, em 2016, mais de 74% do Produto Interno Bruto (PIB).


O ano de 2016 fechou com um aumento da atividade económica, crescendo para 3,9%, tendência que se intensificou em 2017, com um crescimento estimado de 4,6%, suportado por um aumento da procura externa, do turismo e da recuperação da procura doméstica. Para 2018-19, o Economist Intelligence Unit (EIU) perspetiva um ligeiro abrandamento económico, para uma taxa média anual de 4,1%.


Apesar da pequena dimensão da sua economia, Cabo Verde é um importante parceiro comercial de Portugal. A balança comercial de bens e serviços entre os dois países é tradicionalmente favorável a Portugal. Em 2016, o saldo atingiu 275,6 milhões de euros, o melhor resultado dos últimos cinco anos.


No período janeiro-novembro de 2017, o montante das exportações portuguesas de bens para Cabo Verde registou, em termos homólogos, um acréscimo de 2%, enquanto as importações cresceram 39,5%, situação que contribuiu para um saldo positivo da balança comercial de 233,1 milhões de euros. As máquinas e aparelhos têm sido dominantes nas exportações portuguesas para Cabo Verde (18,8% do total em 2016), seguidas dos produtos agrícolas (13% do total).


A liberalização do comércio externo em Cabo Verde tem vindo a ser executada de forma gradual e progressiva e as operações de importação e exportação são livres para os agentes devidamente credenciados. O acesso de estrangeiros ou nacionais à atividade económica não é objeto de restrições, estando consagrada a liberdade de estabelecimento em todos os sectores de atividade.

02/02/2018

Fonte:AICEP

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar