Emirados Árabes Unidos

Mercado

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) são uma federação de sete emirados situados a sudeste da Península Arábica, no Golfo Pérsico, sendo uma economia aberta e com um elevado PIB per capita. O setor dos hidrocarbonetos é o principal motor do crescimento da economia que foi construída essencialmente com base nos abundantes recursos de petróleo e, mais recentemente, de gás natural. Em anos relativamente recentes, as autoridades locais iniciaram um plano de diversificação da economia do país.

Prevê-se que o crescimento do PIB, em termos reais, possa ser de 2% em 2017, segundo dados do EIU - The Economist Intelligence Unit, devido aos cortes na produção de petróleo que estão em vigor e cuja decisão foi anteriormente tomada no âmbito da OPEP. Perspetiva-se que possa existir um impulso no crescimento da economia quando terminarem os cortes na produção de petróleo, o que está previsto para março de 2018, podendo, no entanto, ser atenuado pelos eventuais baixos preços do petróleo nos mercados internacionais. O incremento do PIB previsto para 2018 situa-se em 3,3%. Os Emirados Árabes Unidos foram o 19º exportador e importador mundial (com base em valores estimados), o 34º recetor de IDE (investimento direto do exterior) e o 23º emissor de investimento direto no exterior em 2016.

Em termos do relacionamento económico bilateral, os EAU ocuparam a 32ª posição no ranking de clientes das exportações portuguesas de bens em 2016, situando-se no 86º lugar enquanto fornecedor. As exportações aumentaram de 2012 até 2015 e registaram uma redução em 2016, sendo a taxa média de crescimento anual, nos últimos cinco anos, de 15,4%. O número de empresas portuguesas exportadoras de produtos para os EAU tem vindo a aumentar, verificando-se um acréscimo de 58,8% em 2016, relativamente a 2012.

Ao nível das trocas comerciais, os EAU têm uma das políticas de comércio externo mais abertas da região, limitando-se as restrições/proibições à importação a um número reduzido de produtos por razões de saúde, segurança e ordem pública; no entanto, a legislação exige que a venda de qualquer mercadoria importada tenha que ser efetuada ao abrigo de agente/representante comercial/importador/distribuidor local (MADB – Market Access Database, selecionar Country: United Arab Emirates / Country Overview / Agency Agreements).

08/10/2017

Fonte:AICEP

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar