Realidade Virtual vs Realidade Aumentada

descubra as diferenças

A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sinta a experiência na primeira pessoa, através da estimulação visual e auditiva do dispositivo, sentindo-se mais perto da realidade.

Para experienciar a VR são necessários dispositivos do género dos Oculus Rift ou o HTC Vive (ou equivalentes, equipados com a mesma tecnologia), sendo utilizados especialmente de duas formas diferentes:
- Para criar e realçar uma realidade imaginária nos jogos, no entretenimento, em filmes 3D, ou para viver uma experiência mais imersiva como ver um concerto em 360º
- Para melhorar as aptidões do utilizador simulando situações reais para que possam praticar algo, como um piloto de corrida ou um piloto de aviões.

Por outro lado, a realidade aumentada (AR) é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por software sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real, permitindo torná-la mais significativa e permitindo a interação com a mesma.

A AR é desenvolvida através de software e utilizada em dispositivos móveis misturando componentes digitais com o mundo real de tal forma que estes se possam complementar, recorde-se do Pokémon Go.

A tecnologia AR está em rápido crescimento e grandes empresas da indústria tecnológica já a estão a utilizar para criação de novas ferramentas que permitem ao utilizador obter informações melhoradas sobre o que está a ver. Por exemplo, com recurso a uma câmara de smartphone, é possível fazer medições virtuais, ler uma sala e gerir a disposição de móveis, entre outros, mas a AR tem ainda muito para crescer, como a integração desta tecnologia nas ciências e medicina.

Em suma, a realidade virtual oferece uma recreação digital de um ambiente de vida real, enquanto a realidade aumentada disponibiliza elementos virtuais como uma sobreposição ao mundo real.


Por António Ferreira para Pplware.com

01/08/2017

Fonte:Pplware.com

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar