OCDE | Oslo Manual 2018

Inovação

O Manual de Oslo fornece diretrizes para recolher e interpretar dados sobre inovação. Procura facilitar a comparabilidade internacional e fornece uma plataforma para pesquisa e experimentação na medição de inovação.

As suas diretrizes devem ser vistas como uma combinação de padrões estatísticos formais, sobre as melhores práticas, bem como propostas para alargar a medição da inovação em novos domínios através do uso de ferramentas existentes e novas.

O termo "inovação" pode significar tanto uma atividade quanto o resultado da atividade. Este manual fornece definições para ambos. A definição geral de uma inovação é a seguinte: Uma inovação é um produto ou processo novo ou melhorado (ou combinação deles) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da unidade e que foi disponibilizado a potenciais utilizadores (produto) ou posto em uso pela unidade (processo).

29/10/2018

Fonte:OCDE

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar