Copernicus Masters 2020

Procuram-se soluções para combater o COVID-19 a partir de dados do espaço

A competição internacional Copernicus Masters vai premiar produtos e serviços inovadores que utilizem dados de observação da Terra obtidos pelo satélite europeu Copernicus. Em tempo de pandemia, a competição encoraja as empresas a participarem com projetos que possam apoiar a luta contra a COVID-19. Já três empresas portuguesas foram premiadas em edições anteriores.

O Instituto Pedro Nunes (IPN) desafia as empresas portuguesas a participarem na competição internacional Copernicus Masters, que vai premiar produtos e serviços inovadores que utilizem dados de observação da Terra do satélite europeu Copernicus. As candidaturas decorrem até ao dia 30 de junho.

O Copernicus Masters é uma iniciativa organizada pela AZO – Space of Innovation e pela Agência Espacial Europeia. O objetivo é dar resposta a importantes desafios atuais de áreas tão diversas como a saúde, energias renováveis, proteção ambiental, agricultura inteligente, gestão de catástrofes, cidades inteligentes, de entre outras.

O IPN, enquanto parceiro regional desta competição e coordenador do ESA Space Solutions Portugal, está disponível para prestar aconselhamento aos interessados em candidatarem-se. No passado, empresas apoiadas pelo IPN, através do ESA Space Solutions Portugal, venceram já prémios do Copernicus Masters.

O Copernicus é o Programa de Observação da Terra da União Europeia, que analisa o nosso planeta e o seu ambiente em benefício de todos os cidadãos europeus. Oferece serviços de informação baseados na observação da Terra por satélite e dados in situ (não espaciais).

Atualmente, estão a ser utilizadas grandes quantidades de dados globais provenientes de satélites e de sistemas de medição terrestres, aéreos e marítimos para fornecer informações destinadas a ajudar os prestadores de serviços, autoridades públicas e outras organizações internacionais a melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos da Europa. Os dados provenientes do Copernicus estão acessíveis aos utilizadores de forma gratuita e aberta.

02/06/2020

Fonte:IPN

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar