Interim Management – a experiência ao serviço das empresas

Entrevista com Paulo Jorge, Managing Partner da Easytalent – Interim Solutions

Questão 1 – O que é o interim management?
O “Interim Management” é uma Ferramenta de Gestão e uma das nove novas Formas de Trabalho consagradas pela União Europeia.
Surgiu originalmente na Holanda, nos anos 70 do século XX, como uma resposta do mercado face à necessidade de uma maior flexibilização nas relações laborais. Atualmente, funciona de forma consolidada nas principais economias da Europa e nos Estados Unidos. Consiste num Contrato de Prestação de Serviços, através do qual os Empresários contam com um Profissional Sénior, com significativa experiência numa determinada função ou área de especialização: Financeira, Comercial, Operações, Logística, Internacionalização, etc. sem os custos e os compromissos de um contrato de trabalho tradicional. O diagnóstico, proposta de solução e execução da Missão são acordados entre o Empresário e o “Interim Manager” ficando igualmente estabelecidos os Objetivos a alcançar, o âmbito e o período de intervenção.
Dependendo da situação em concreto, a duração média das Missões situa-se entre os 3 e os 12 meses.

Questão 2 – Qual o estado da arte desta forma de trabalho em Portugal?
Em Portugal, o “Interim Management” está ainda a dar os primeiros passos e numa fase que carece de maior divulgação e explicação dos impactos francamente positivos que pode oferecer ao tecido empresarial. Temos vindo a levar a cabo uma estratégia de divulgação e promoção junto das Associações Empresariais como a AEP, Associações de Empreendedorismo como a ANJE e Ordens Profissionais como a Ordem dos Economistas e a Ordem dos Contabilistas Certificados. E, claro, estamos a aproveitar a nossa presença em Palestras, Seminários, Webinars e outros Eventos, para abordarmos diretamente os Empresários. Quando explicamos que através do “Interim Management” podem ter acesso à “expertise” de um Especialista absolutamente “hands-on” no domínio em que mais necessitam de ajuda, sem ter que o contratar para a vida e sem os custos laborais associados, conseguimos logo captar a sua atenção e interesse. Para além da “EasyTalent”, existe outra empresa, a “Experienced Management”, com quem temos um acordo para a divulgação e promoção do “Interim Management”. Nesse sentido estamos a preparar a criação de uma Associação que ajude a dar maior expressão e notoriedade ao “Interim Management” em Portugal.

Questão 3 – Em que medida os gestores se podem apoiar no interim management como parte da sua estratégia pós-pandemia?
O que podemos constatar é que os efeitos da pandemia provocada pelo Covid-19 vão obrigar as empresas a repensar os seus negócios devido à existência de novas tendências na relação com os seus clientes, fornecedores, colaboradores e outros stakeholders, o que obrigará ao desenvolvimento de novas estruturas organizacionais, redesenho de novos processos e à introdução de novas competências técnicas e de gestão.
A resposta a estas novas exigências, que vão para além do trabalho operacional do dia-a-dia, pode ser dada por Profissionais com o “know-how” e a “expertise” necessárias, vocacionados para situações de Transformação e Mudança. Por já terem passado anteriormente por outras crises e dificuldades, a experiência comprovada dos “Interim Managers” é particularmente valiosa, bem como a sua capacidade de tomada das melhores decisões, ponderadas pela minimização do erro e limitação do risco.

Questão 4 – Qualquer empresa pode recorrer a esta forma de trabalho, independentemente da sua dimensão e do seu setor?
Sim, todas as empresas, independentemente da sua dimensão e do setor de atividade onde estão presentes podem recorrer à contratação temporária de um “Interim Manager”. Quanto mais capacitadas e qualificadas estiverem as Equipas, assim estarão as Empresas melhor preparadas para enfrentar com sucesso as suas dificuldades e ultrapassar os novos Desafios.
Para além das suas competências técnicas, os “Interim Managers” são também pródigos nas chamadas “soft skills” como liderança, ponderação e carisma que a sabedoria das suas vivências e experiência lhes traz, para além de que constituem um olhar independente, imparcial e descomprometido sobre a realidade das Empresas, já que o seu principal foco é sempre o cumprimento dos Objetivos quantitativos e qualitativos da sua Missão.

Questão 5 – Atendendo aos dados económicos e demográficos da Região Norte, considera que é a região por excelência para fazer crescer o interim management?
O dinamismo e espírito empreendedor das empresas da Região Norte, conjugados com a forte abertura ao exterior e à inovação oferece-nos uma excelente oportunidade para o crescimento do “Interim Management”, o mesmo sucedendo com as restantes regiões do País, independentemente das suas características intrínsecas. O grande desafio passa pela divulgação do conceito e demonstração dos seus benefícios e impacto positivo nas Empresas, sendo de salientar aqui o papel fundamental das Associações Empresariais junto dos seus Associados.
O “Interim Management” é uma Solução de Gestão de utilização universal, flexível e adaptável, orientada para a superação de Desafios e eliminação de Lacunas de Competências e com uma enorme aplicabilidade junto das Pequenas e Médias Empresas.

Questão 6 – Como é que as empresas podem saber mais sobre como operacionalizar esta opção?
O nosso “site” (www.easytalent.pt) e a nossa página pessoal e empresarial no “LinkedIn” constituem o primeiro repositório sobre a atividade da “EasyTalent” e dão acesso a muita informação sobre “Interim Management”.
Está publicada na plataforma “AEPLink” a Campanha “Interim Management Solidário” que se traduz na Oferta de Trabalho Voluntário dos nossos “Interim Managers”, para apoio às PME nacionais que se queiram candidatar. A Campanha está em vigor até final do mês de maio, sendo que, dado o interesse suscitado, iremos prolongá-la por todo o mês de junho.
Para além disso, estamos sempre disponíveis para agendar diretamente com os Empresários e Gestores que assim o pretendam, reuniões de trabalho para falarmos sobre os Desafios das suas organizações.
Aproveito a oportunidade para informar que vamos realizar um “Webinar para Empresários”, via “Zoom”, no próximo dia 03/06/20, entre as 18:00-19:30, com a participação dos nossos Parceiros em Espanha “Servitalent-Gestión del Talento Directivo”, em que teremos a oportunidade de falar sobre os aspetos mais práticos e operacionais do “Interim Management” e onde todos poderão colocar as suas perguntas e esclarecer eventuais dúvidas.

19/05/2020

Fonte:Novo Rumo a Norte

Partilhar:

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar