ADER-SOUSA | Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa

A “ADER-SOUSA – Associação para o Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa”, foi fundada em 20 de Setembro de 1991, com sede no Mosteiro de Pombeiro. As instalações atuais localizam-se na Rua Rebelo de Carvalho, n.º 433, em Felgueiras.

É uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, incidindo a sua atividade nos municípios de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e áreas vizinhas envolventes, e tem por fins a promoção do desenvolvimento regional e local, tendente à melhoria das condições sociais, culturais e económicas das respetivas populações.

Para a prossecução dos seus fins e desenvolvimento das suas atividades, a Associação privilegia as relações de colaboração e cooperação com as instituições locais e regionais, não deixando todavia, sempre que necessário e oportuno, de encetar parcerias com instituições e entidades de outro âmbito, nacionais e internacionais.

Ao longo do seu percurso, a ADER-SOUSA alargou a geografia do seu território e reforçou a sua representatividade, contando atualmente, para além das Câmaras Municipais dos cinco municípios acima identificados, com mais vinte e cinco associados, que atuam em diversos setores socioecónomicos locais e que representam milhares de associados singulares e coletivos, a saber:
Associação Empresarial de Felgueiras
Associação Industrial de Lousada
Associação Empresarial de Paços de Ferreira
Associação Empresarial de Paredes (insolvente)
Associação Empresarial de Penafiel
Terras de Felgueiras - Caves Felgueiras, C.R.L.
COPAGRI – Cooperativa Agrícola de Lousada
Cooperativa Agrícola “A Lavoura” de Paços de Ferreira
Cooperativa Agrícola de Paredes, C.R.L.
COOPENAFIEL – Cooperativa Agrícola de Penafiel, CRL
ADIB – Associação Desenvolvimento Integrado de Barrosas
ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psicossocial, C.R.L
Associação para a Promoção das Classes Sociais Menos Favorecidas - Paços 2000
APPIS – Associação Paredes pela Inclusão Social
Penafiel Activa, EM
Ensino Profissional de Felgueiras
Associação da Cultura Musical de Lousada
ADATERRA – Associação de Desenvolvimento e Amigos da Terra de Carvalhosa
Associação Cultural José Guilherme Pacheco
Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega
Adega Cooperativa de Lousada, C.R.L.
CCF – Associação para o Desenvolvimento de Freamunde
A LORD – Cooperativa de Eletrificação, CRL
Confraria do Melão Casca de Carvalho

A ADER-SOUSA esteve até agora credenciada pela norma antiga (NP EN ISO 9001 para a Gestão de Programas de Incentivos Financeiros e Desenvolvimento de Projetos), e está atualmente em processo de acreditação pela nova NP EN ISSO 9001:2015.

É vasta a experiência da ADER-SOUSA em matéria de instrumentos financeiros de políticas de desenvolvimento rural e local: IC LEADER I; PRORN; IC LEADER II; PAMAF; PRINCE Euroyouth; AGRO-Medida 7; EQUAL; POEFDS; ON/Medida 2.5; AGRIS-Medida 7.1; INTERREG IIIC; IC LADER+; SP3 ProDeR.

Desde 1991 que a Associação foi sucessivamente reconhecida como Grupo de Ação Local para a implementação das três iniciativas comunitárias LEADER no seu território, e foi-o novamente para a execução do DLBC Rural | Terras do Sousa 2020, no quadro do PORTUGAL 2020 (PDR 2020 e NORTE 2020).

A Associação conta com uma equipa técnica multidisciplinar, com experiência nas atividades inerentes à gestão e implementação de estratégias de desenvolvimento local, e atualmente é composta por 9 elementos (um coordenador, seis técnicos, um administrativo e uma assessoria contabilística).
A ADER-SOUSA realizou uma série de projetos de grande importância para o território, dos quais se destacam estudos e publicações de valorização do património natural, cultural e arquitetónico, a certificação de produtos locais (Capão de Freamunde, Melão Casca de Carvalho do Vale do Sousa e a Broa de Milho das Terras do Sousa), a promoção do território e dos seus produtos, a formação nas áreas da agricultura, do artesanato e do turismo, com realce para a formação destinada à promoção e dinamização da Rota do Românico do Vale do Sousa, o apoio à comercialização de produtos agrícolas (PROVE), e a animação cultural, designadamente os Encontros de Música das Terras do Sousa.

De referir ainda que a ADER-SOUSA é parceira de uma série de outras entidades, consideradas essenciais para a concretização da sua estratégia de desenvolvimento local, tais como a Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, a ANIMAR – Associação Portuguesa para o desenvolvimento Local, a ATA – Associação de Turismo de Aldeia, o Agrupamento Europeu de Interesse Económico Aldeias de Tradição e a Qualifica, e é Membro da Rede Rural Nacional.

 

Rua Rebelo de Carvalho – 433
4610-212 Felgueiras

José António Barbieri Cardoso

Coordenador da ETL

255 311230

Eventos

Notícias


Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar