ACV | Adega Cooperativa de Valpaços-Caves Valpaços, CRL

A Adega cooperativa de Valpaços localizada em Trás-os-Montes foi criada em 1956 por um grupo de viticultores de Valpaços que sentindo a dificuldade de comercialização da produção de uvas juntaram-se e fundaram a cooperativa .A sua área de influencia estende-se a todo o concelho de Valpaços e Mirandela.
As vinhas da área de influencia da adega cooperativa que foi expandida ao longo da sua existência estendendo-se a todo o concelho de Mirandela, os agricultores da região estão com uma idade avançada, tem se notado recentemente algum interesse, e tem sido feitas algumas reconversões de vinhas ,vinhas essas com castas estremes e mecanizadas apostando em produzir mais e melhor, lamentamos que tenham terminado os incentivos para a reconversão. Neste momento a área total dos associados afetos a Adega Cooperativa é de 2.500 hectares e representa um numero de 2000 Associados . As castas típicas da Região são em tinto o bastardo, mourisco tinto, tinta amarela, tinta carvalha, tinta roriz, Touriga francesa e nacional. Em branco são a Codega, fernão pires, gouveio ou verdelho e malvasia. A Direção tem vindo a sensibilizar os Organismos intervenientes e Associados, para a quando da reconversão das vinhas, terem o cuidado de enxertar variedades típicas da Região para mantermos a tipicidade do vinho de Valpaços. Ainda relacionado com a reconversão e em virtude da parte mediática ter alertado para os efeitos benéficos do vinho tinto desequilíbrio o consumo de vinhos brancos e neste sentido aconselhamos os Associados para enxertarem variedades tintas.
Produzimos vinhos de mesa que são comercializados com a marca “Patriota” Regionais de Trás-os-Montes estes tem as marcas “Terra Quente”, “Casado Arco” e “Dólmen”. Temos ainda VQPRDs da IPR de Valpaços região onde estamos inseridos e são comercializados com as marcas: “Encostas do Rabaçal” e Ponte do Arquinho”.
Relativamente aos vinhos de qualidade as marcas “ Casa do Arco”, “Terra Quente “ e “ Ponte do Arquinho” são as que comercializam os melhores vinhos que produzimos . Já estamos a comercializar Varietais que estão a ter boa aceitação no mercado e cotados a nível de concursos de vinhos. Estes vinhos são comercializados com a marca “Encostas do Rabaçal”

Breve descrição sobre o Vinho “Encostas do Rabaçal”

O vinho comercializado com esta marca é oriundo deste local, são as Encosta que ladeiam o Rio Rabaçal na Região da Terra Quente Transmontana.

Estes vinhos não sofreram qualquer tratamento de estabilização ou filtragem, o que aconselhamos a sua decantação.

O “Trincadeira” é um vinho rubi forte com um aroma intenso a frutos vermelhos maduros tem um sabor encorpado, muita fruta, bons taninos e fim de boca elegante.
O “Touriga Franca” é um vinho rubi fechado com um aroma complexo com abaunilhados e tropicais das barricas e boa evolução tem um sabor encorpado, a boa madeira e bons taninos.

 

Rua do Tramagal Nº 39/41
5430-466 Valpaços

278 712 140

Arnaldo Castanheira Varandas

Presidente da Direção

966 092 839

Eventos

Notícias


Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar