EPATV | Escola Profissional Amar Terra Verde

Amar Terra Verde é um grupo constituído por uma escola profissional – a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), uma instituição de ensino superior – o Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE), e uma organização de actividades de ocupacionais e de lazer – a Lazer Vila Verde, onde acontecem actividades sociais e educacionais tanto em contextos formais, não formais e em contextos informais.

A EPATV foi criada em 1993 a partir de um acordo tripartido entre 3 municípios: Amares, Terras do Bouro e Vila Verde. Hoje em dia, é uma instituição privada, sob a supervisão do Ministério da Educação. A EPATV tem cerca de 800 alunos e 90 professores e está localizada em Vila Verde, uma área rural no norte de Portugal, fortemente afectada por baixas qualificações e cuja população luta com alguns problemas sociais e económicos, principalmente devido ao desemprego, baixas qualificações formais, o que origina condições de vida precárias.

A participação em actividades de Aprendizagem ao Longo da Vida também é mais difícil devido ao facto de que a mobilidade urbana se torna complicada, principalmente após as horas de expediente habitual. Uma elevada percentagem da população ainda trabalha em profissões relacionadas com a agricultura. O principal papel da EPATV é preparar os jovens para a vida activa, não apenas para o mercado de trabalho, mas para terem sucesso em todos os contextos e, por consequência, melhorarem as suas condições de vida e bem-estar. Os cursos que oferecemos podem diferir anualmente; no entanto, a escola é especializada em Restauração / Gastronomia, Saúde, Metalurgia/ Metalomecânica, Energias Renováveis, Electricidade e Mecânica, Ar Condicionado e Manutenção Industrial devido ao sucesso dessas áreas em termos de empregabilidade. A escola também desenvolve actividades de voluntariado e um projecto Eco-escolas, que envolve toda a comunidade. Outras actividades não-formais, como dança, teatro e arte de rua também são incentivadas, tanto para os jovens como para a população adulta.

Incluída na EPATV, temos uma unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida e Educação de Adultos, especialmente dedicada ao Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências desde 2006 e com mais de 40.000 horas de cursos de formação destinadas a adultos. Desenvolvemos, igualmente, actividades intergeracionais, pensadas para os estudantes e as suas famílias, e cursos de alfabetização.

A EPATV trabalha em projectos de mobilidade desde 1993 em parceria, não só com os países europeus, mas também com alguns outros países de língua oficial portuguesa: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau e Angola. Também trabalhamos com alunos oriundos da Guiné Equatorial, Senegal, Líbia, entre outros. Mais recentemente, a escola já recebeu estudantes do Brasil, Ucrânia, Roménia e dos países africanos.

Promover a inclusão social, a cidadania activa, o emprego ou auto-emprego, evitar o abandono escolar precoce, promover a igualdade de género são as principais mensagens que passamos nas nossas rotinas diárias. Tivemos vários projectos no âmbito destes tópicos, no Programa Aprendizagem ao Longo da Vida e agora dentro do Programa Erasmus +. O envolvimento no Programa Eco-Escolas já há alguns anos também nos mantém motivados para uma atitude favorável ao meio ambiente.

Em relação aos sistemas de qualidade, a EPATV é acreditada pelo sistema nacional (DGERT) e pela norma ISO9001 / 2008. Somos uma das 8 escolas piloto a implementar o EQAVET e a obter a respectiva certificação.

A EPATV é membro da Associação Europeia para a Educação de Adultos- EAEA, a voz de aprendizagem não formal de adultos na Europa e estamos envolvidos, actualmente, na sua vice-presidência. Somos membros da APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente e ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais.

O ISAVE oferece cursos de nível 5 (CTesP) e cursos de licenciatura, tendo acolhido até à data cerca de 600 alunos. É uma instituição recente, especializada em nas áreas de Saúde e Termalismo e tem como objetivo o desenvolvimento da comunidade, além da investigação científica nas áreas acima mencionadas. Além disso, promove o espírito empreendedor junto dos seus alunos, envolvendo-os em atividades locais na comunidade e melhorando as condições de vida da população em geral.

Ambas as instituições oferecem atividades complementares e projectos transnacionais com países europeus e não europeus;
A Lazer Vila Verde é uma organização de lazer que tem a intenção de promover a qualidade de vida na mesma região, através da promoção de atividades que unam as pessoas, nomeadamente através do desporto e outras actividades de lazer como campos de férias e actividades de tempos livres. Estas actividades estão disponíveis para toda a população, mas é dada especial atenção a crianças, jovens e à população idosa.

Algumas das actividades já desenvolvidas na região pela organização são a promoção do artesanato, aulas de desporto, dança, teatro, ginástica, natação, hidroginástica, um coro e atividades especiais dedicadas a dias específicos (Dia da Mulher, por exemplo).

Por favor, veja também:
www.epatv.pt

www.isave.pt

Uma escolha para o futuro https://www.youtube.com/watch?v=4FTdEOvyT_w

Aprender novos passos: Histórias de Aprendizagem de Adultos https://www.youtube.com/watch?v=RdKg9ecPpas

Dia da Terra 2016: https://www.youtube.com/watch?v=yuJad5e0WQI

 

Praça das Comunidades Geminadas, 1 - Apartado 40
4731-909 Vila Verde

Susana Pinto Oliveira

Responsável pelo Observatório de Empregabilidade

253 322 144

Eventos

Notícias


Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar